Política de Privacidade
- OBJETIVO E RELEVÂNCIA
A presente Política de Privacidade tem o objetivo de demonstrar como a Tenex Software LTDA (“Tenex”) lida com a privacidade e o tratamento dos Dados Pessoais de seus usuários, além de cumprir os padrões da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais brasileira e de outras normas internacionais sobre proteção de dados.
Neste documento, explicamos como coletamos, usamos, compartilhamos, retemos e transferimos Dados Pessoais, além de esclarecermos quais são os direitos dos titulares, e como exercê-los. Cada seção desta Política foi desenvolvida para apresentar uma linguagem simples para que nossas práticas sejam fáceis de entender.
Além disso, esta Política estabelece diretrizes e regras para garantir que seus destinatários entendam e cumpram as legislações que tratam sobre a proteção de Dados Pessoais em todas as interações com titulares de Dados Pessoais, terceiros e agentes de tratamento envolvidos nas atividades da Tenex.
Nestes Termos de Uso, os termos “Tenex”, “nós” ou “nosso(a)(s)” se referem à Tenex, e os termos “você”, “Usuário”, “seu”, “sua”, se referem a você, Usuário, que pretende utilizar a Plataforma.
Além de atender aos padrões previstos na legislação e nos melhores padrões internacionais, esta Política pretende fornecer transparência, para que os envolvidos possam exercer de forma esclarecida seus direitos e deveres.
A Tenex preza pela privacidade e trata os Dados Pessoais coletados no uso da Plataforma como confidenciais. Além disso, temos o compromisso de buscar a permanente melhoria dos processos que envolvem privacidade e proteção de dados.
Ao acessar os sistemas da Tenex, os usuários devem estar plenamente de acordo com esta Política de Privacidade. - CONCEITOS E DEFINIÇÕES
• Dado Pessoal: Dado relativo a uma pessoa natural (pessoa física), identificada ou identificável dentro de determinado contexto.
• Dado Sensível: Dado Pessoal relativo a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa física.
• Tratamento: Qualquer atividade realizada com Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, classificação, reprodução, processamento e avaliação destes dados.
• Bases Legais: Hipóteses previstas em Lei, que autorizam o tratamento de Dados Pessoais: pode ser o seu consentimento ou o cumprimento de uma obrigação legal, por exemplo.
• Consentimento: Manifestação livre, informada e inequívoca do Titular que permite o tratamento de seus Dados Pessoais para uma finalidade específica.
• Legítimo Interesse: Base legal prevista em Lei que autoriza o tratamento dos Dados Pessoais mesmo sem consentimento do respectivo titular, desde que o uso desses dados seja necessário ao atendimento de interesses legítimos da Tenex ou de terceiros. No contexto da utilização de cookies de marketing, por exemplo, podemos utilizar os seus Dados Pessoais para oferecer publicidade personalizada aos interesses do Titular. Só são considerados legítimos os interesses onde a forma de uso dos Dados Pessoais não for contrária à legislação brasileira, e desde que seja dada efetiva transparência de tais usos e sejam respeitados os direitos dos Titulares.
• Titular dos Dados, ou simplesmente Titulares: A pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
• Plataforma: Conjunto de Sistemas fornecidos pela Tenex, incluindo os sites e aplicativos.
• Cookies: Pequenos arquivos que transferimos para o seu dispositivo que nos permitem reconhecer ou dispositivo utilizado no acesso, identificando como e quando visitam nossos Sistemas. Os Cookies podem ser úteis, por exemplo, para entender melhor as preferências dos usuários e oferecer uma experiência mais eficiente. - PORQUE TRATAMOS DADOS PESSOAIS?
A Tenex coleta os Dados Pessoais de usuários para fornecer a Plataforma. Quando você utiliza a Plataforma Tenex ou qualquer outro produto ou serviço oferecido por meio dela, ou ainda, simplesmente ao se cadastrar nos nossos Sistemas, entrar em contato ou interagir conosco por meio do nosso e-mail, telefone ou outros meios de contato que oferecemos, coletamos as informações pessoais que você compartilha direta ou indiretamente.
Para que possamos fornecer a Plataforma, é necessário o tratamento de determinados Dados Pessoais, e não é possível oferecer as funcionalidades da Plataforma sem ter acesso a esses dados. Ou seja, o tratamento dos dados é indispensável para o uso da Plataforma.
A forma de tratamento de Dados realizado pela Tenex varia de acordo com o contexto de sua atuação. - COMO E QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS?
Os tipos de Dados Pessoais coletados e a forma da coleta dependem de como o usuário se relaciona conosco e por quê. A Tenex coleta e utiliza os dados conforme a tabela abaixo:
Origem |
Dados Pessoas |
Finalidade |
---|---|---|
Navegação na Plataforma | Dados do dispositivo: Logs de acesso e de utilização da Plataforma como Endereço IP, Tipo de Navegador, Informações sobre o dispositivo móvel ou computador, Páginas visitadas no website ou App, Duração da visita, Caminhos de visualização do site, Páginas visitadas em outros sites, Visualizações na página, Geolocalização, data e hora e credenciais do respectivo usuário. | Registro de acesso: Monitoramento da Plataforma em virtude de previsão legal, para eventualmente fornecer às autoridades judiciais. |
Dados de acesso: Em relação ao usuário como endereço IP, Geolocalização, Dados de navegação como as empresas do grupo corporativo que o usuário está associado, última empresa selecionada e informações de login como Nome, e-mail, cargo da empresa e avatar. | Analytics: Por meio do Local Storage, a geração de análises estatísticas de uso da Plataforma, além de acompanhamento de campanhas de marketing via Google Tag Manager e utilização do Google Analytics para monitoramento de métricas de acesso que são enviadas ao servidor do Google para compreensão de como e quando a nossa Plataforma é utilizada. | |
Dados de navegação: Coletamos informações de login do usuário (nome e e-mail), última empresa selecionada, cargo na empresa e avatar. | Registro de navegação: Para agilidade na troca de perfis das empresas pelo Usuário, armazenamos a lista de empresas gerenciadas por meio do Local Storage.
Além disso, para carregamento mais rápido do cabeçalho da aplicação coletamos os dados do navegador através do Local Storage para que em caso de sessão perdida, o usuário possa recuperar a informação, pois a interface continuará preparada para prosseguir o gerenciamento. |
|
Dados de registro: Logs¹ referentes ao acesso e de utilização da Plataforma, e credenciais do respectivo Usuário. | Registro de pesquisa: Definir configurações de pesquisa na Plataforma. | |
Formulários | Dados para contato com o Usuário: Nome e email de acesso do Usuário. | Fale Conosco: Envio de comunicações relacionadas à Plataforma; Atendimento e suporte técnico a plataforma da Tenex ao Usuário Colaborador. |
Dados de atendimento: Redefinição de senha e acesso. | ||
Dados de pré-cadastro: Nome, e-mail e telefone. | Registro temporário na plataforma: Informações para que seja concedido o acesso temporário do Usuário ao Sistemas e conclusão do cadastro definitivo. | |
Dados de cadastro: Fornecidos no procedimento de cadastro, incluindo, mas não se limitando a nome empresarial/nome próprio, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, RG, CPF/CNPJ, informações de contato e outros dados que permitam a identificação dos Usuários. | Registro do Administrador na plataforma: São as informações utilizadas para identificar o administrador da conta no Portal RH. | |
Conta Tenex | Dados sobre o dispositivo de acesso: Informações de navegação para o aplicativo como a versão do aplicativo instalada, a versão do android, modelo do dispositivo, dados de memória e armazenamento, data e hora da ocorrência do crash. Também dados sobre a navegação do aplicativo, a área de reembolso, de extrato. | Inteligência de mercado: Geração de análises estatísticas sobre o uso do aplicativo mobile em caso de paradas via analytics. |
Dados de cadastro: Dados fornecidos no procedimento de cadastro, incluindo, mas não se limitando a nome empresarial/nome próprio, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, RG, CPF/CNPJ, informações de contato e outros dados que permitam a identificação dos Usuários. | Registro e ativação da plataforma: São as informações que a Empresa fornece à Tenex para que a saiba quais empregados da Empresa são elegíveis para serem Usuários da Plataforma. | |
Dados para ativação: Dados Pessoais dos usuários, como dados de identificação, informações bancárias, de contato e demais informações fornecidas no atendimento. | Registro e ativação do cartão: Operacionalizar as transações financeiras conforme a necessidade da empresa-cliente e do respectivo usuário. | |
Dados de navegação: Nome, e-mail, cargo na empresa e avatar. | Registro de navegação: Para carregamento mais rápido do cabeçalho da aplicação coletamos os dados do navegador através do Local Storage para que em caso de sessão perdida, o usuário possa recuperar a informação, pois a interface continuará preparada para prosseguir o gerenciamento. |
¹ Em computação, log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional.
Adicionalmente, a Tenex deixa claro que poderá acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer Dados Pessoais quando necessários para: (i) cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; (ii) fazer cumprir esta Política e outros acordos; ou (iii) proteger os direitos, propriedade ou segurança da Tenex, seus colaboradores, Contratantes ou outros.
Nas ocasiões de uso e tratamento de dados de menores de 18 anos, conforme art. 14 da LGPD, será necessário uma autorização prévia e por escrito de seus pais ou responsáveis legais no ato do cadastramento na Plataforma. Neste caso a autorização deverá ser enviada para privacidade@tenex.com.br.
5. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS
Não vendemos nenhuma das suas informações para ninguém e jamais o faremos. Entretanto, a Tenex poderá compartilhar os seus dados pessoais com terceiros, outras empresas fornecedoras de serviços e ferramentas, anonimamente sempre que for possível, como meio para realizar as finalidades específicas do contrato de serviços e os processos internos, conforme descrito abaixo:
Nossos fornecedores |
Contamos com a ajuda de fornecedores que podem tratar Dados Pessoais que coletamos. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de proteção de Dados Pessoais e segurança da informação, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares dos Dados. Entre esses fornecedores, está, por exemplo, a empresa credenciadora responsável pelas transações financeiras realizadas com o Cartão Tenex. |
Parceiros de negócio |
Compartilhamos Dados Pessoais com empresas parceiras a fim de viabilizar a utilização do Cartão Tenex, nos benefícios flexíveis escolhidos por você. Por exemplo, para usar benefícios nos estabelecimentos farmacêuticos, a Tenex precisa compartilhar seus Dados Cadastrais para que referido estabelecimento identifique-o como um usuário. |
Analytics |
Os dados armazenados podem vir a ser utilizados para fins de estatísticas (analytics), para que possamos compreender quem são as pessoas que visitam nosso site e que são consumidoras dos nossos Produtos e Serviços. Estes dados não buscam identificar ou tornar identificáveis os Titulares dos Dados Pessoais, mas tão somente compreender melhor como é o seu acesso na Plataforma, a fim de melhorar a prestação de serviços e customizar produtos mais direcionados aos seus interesses. |
Autoridades Públicas |
Temos que cumprir a lei. Assim, se uma autoridade com competência legal, como o BACEN, Coaf ou a Receita Federal, exigir certos Dados Pessoais para, por exemplo, uma investigação criminal, necessitaremos compartilhar essas informações. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso a Tenex entenda que determinada ordem é abusiva, vamos sempre privilegiar sua privacidade. |
Proteção de direitos |
Além disso, reservamo-nos o direito de compartilhar quaisquer Dados Pessoais que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal, aplicar nossos Termos de Uso ou, ainda, proteger os direitos da Tenex, nossos colaboradores e clientes |
De forma específica descrevemos abaixo nossos fornecedores e parceiros, mas também os seus endereços para caso assim desejar, conhecer mais sobre as configurações de privacidade nos serviços de terceiros, minimizando ou até mesmo impedindo a coleta de dados pessoais:
Agente de Tratamento |
Finalidade |
Política de Privacidade do Terceiro |
---|---|---|
ZOOP | Fornecer soluções de pagamento e recebimento. | https://zoop.com.br/politica/privacidade |
KERA | Fornecer Teleatendimento em Saúde | https://kera.app.br/politica-privacidade |
SAFE2PAY | Fornecer soluções para pagamento e recebimento. | https://safe2pay.com.br/juridico/politica-de-privacidade |
REDE PARCERIAS | Fornecer soluções relacionadas a clubes de benefícios. | https://www.redeparcerias.com/politica-de-privacidade.php |
IGS SOLUTIONS | Fornecer soluções de assistência 24h. | https://www.igroupsolution.com/wp-content/uploads/2022/06/Avisos-de-privacidad-IGS.pdf |
Fornecer ferramentas organizacionais. | https://cloud.google.com/privacy |
Destacando que a contratante assume total responsabilidade pelos dados, mesmo que de terceiros, publicados ou compartilhados por meio do nosso serviço e consequentes de seu uso.
6. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS
Embora a Tenex possua sede no Brasil e tenha serviços destinados a empresas localizadas no Brasil, o armazenamento e processamento de dados são realizados em servidores/clusters das empresas Amazon/AWS (EUA) e Google (EUA), todos com um nível de proteção de dados compatível com a Lei Geral de Proteção De Dados Pessoais brasileira.
Ao fornecer Dados Pessoais para a Tenex, o usuário e o Cliente concordam que haverá tratamento e a transferência internacional de Dados Pessoais conforme descrito nesta documentação, ficando cientes, ainda, de que estes Dados Pessoais poderão estar sujeitos às legislações locais dos operadores e às demais regras pertinentes.
7. ARMAZENAMENTO E RETENÇÃO DE DADOS PESSOAIS
A Tenex armazena Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas com uma Base Legal. Por exemplo, segundo o Marco Civil da internet, devemos armazenar os dados referentes aos seus registros de acesso às nossas Plataformas pelo período de 6 (seis) meses.
Em caso de cumprimento total das finalidades para as quais os Dados Pessoais foram coletados, sem necessidade de retenção por prazo maior por qualquer razão legítima que seja, haverá a sobrescrita, ou seja, há a substituição dos dados cadastrais por termos sem significado, causando a anonimização, isso impede a identificação e prejuízos ao titular.
Não obstante, há a possibilidade de exclusão dos Dados Pessoais do titular, observadas as legislações pertinentes, quando: (i) a finalidade para a qual o dado foi coletado seja alcançada ou quando o dado deixar de ser necessário ou pertinente para o alcance desta finalidade; (ii) quando houver revogação do consentimento pelo titular, exceto em caso de armazenamento determinado por obrigação legal ou regulatória; (iii) mediante determinação de autoridade competente para tanto.
8. CONTROLES DE SEGURANÇA E MITIGAÇÃO DE RISCOS
Todos os dados são recolhidos e mantidos numa base de dados segura em um provedor de serviço com alto padrão de segurança em conformidade com as normas de mercado.
Os dados são processados, armazenados e transmitidos de acordo com as boas práticas de segurança e redundância, com o propósito de impedir o acesso, divulgação, alteração ou destruição não autorizados.
Mesmo adotando-se todas as medidas mencionadas anteriormente, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro – como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.
Caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018.
9. EXERCÍCIO DE DIREITOS DOS TITULARES (art. 18, LGPD)
A qualquer momento, o Usuário ou qualquer outro Titular pode solicitar a confirmação da existência de tratamento; o acesso aos seus Dados Pessoais; ou a correção de seus Dados Pessoais, por meio do Canal de Atendimento a LGPD da Tenex, disponível no endereço eletrônico privacidade@tenex.com.br.
Pelo Canal de Atendimento à LGPD, o Usuário pode também solicitar:
Anonimização, bloqueio ou eliminação |
Permite que você nos peça para (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos; e (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo nos casos previstos em lei. |
Confirmação e Acesso |
Permite que você possa verificar se a Tenex trata Dados Pessoais seus e, em caso positivo, requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre você. |
Correção |
Permite que você solicite a correção dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados. |
Revogação do consentimento |
Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados Serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer. |
Informação sobre o compartilhamento |
Você tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais a Flash realiza uso compartilhado de dados. Manteremos nessa política a lista dos tipos de parceiros com que compartilhamos os Dados sempre atualizada. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser maiores detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. |
Portabilidade |
Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que a Flash forneça a você, ou a terceiro que você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável, para transferência a outro fornecedor de serviço ou produto, desde que não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa. |
Informação sobre a possibilidade de não consentir |
Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar nossos Serviços. |
Oposição |
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento. Caso você não concorde com esse tratamento, em alguns casos, você poderá se opor a ele, solicitando a interrupção. |
* Mesmo que o usuário não conceda ou solicite a revogação do consentimento para as finalidades relacionadas ao envio de informações, a Tenex poderá enviar informações transacionais relativas à prestação dos serviços para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos. , ou permanecer com o histórico de registro e os dados dos Usuários por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer, para realização de prestação de contas aos órgãos de controle, ou para preservação de direitos da Tenex ou do titular de dados.
10. CANAL PARA DÚVIDAS E SOLICITAÇÕES
Caso haja alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Privacidade e Proteção de Dados por meio do endereço eletrônico privacidade@tenex.com.br.
11. ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A Tenex se reserva o direito de fazer alterações nesta política de privacidade a qualquer momento Se a contratante não concordar com qualquer das alterações da Política de Privacidade, deve cessar imediatamente o uso do serviço, caso haja continuidade de uso da plataforma e serviços será considerado a expressa concordância com os novos termos e atualizações.
Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas. Caso sejam feitas alterações relevantes, iremos fazer o possível para comunicá-lo.